Estrutura da terra esta é dividida por critérios químicos, temos um manto altamente viscoso, e um núcleo que consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. Esta camada líquida dá origem a um campo magnético devido a convecção de seu material, eletricamente condutor. O material que existe no interior da terra pode chegar à superficie por erupções vulcânicas e fendas oceânicas.
quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010
Estrutura
Camadas
Camadas terrestres, a partir da superfície:
- Crosta (de 0 a 30/35 km)
- Litosfera (de 0 a 60,2 km)
- Astenosfera (de 100 a 700 km)
- Manto (de 60 a 2900 km)
- Núcleo externo (líquido - de 2900 a 5100 km)
- Núcleo interno (sólido - além de 5100 km)
Litosfera
É a camada sólida mais externa do planeta Terra, constituída por rochas e solo. É também denominada como crosta terrestre. é constituída por rochas e solo de níveis variados e composta por grande quantidade de minerais, ficando sobre a astenosfera.
Manto
Núcleo
- Nucleo Externo
É a camada terrestre que se situa entre o núcleo interno e o manto. É formado por ferro e o material que está em estado líquido. É esta a região que forma o campo magnético da Terra.
- Nucleo Interno
Esta camada é constituida principalmente por ferro, com um pouco de níquel e outros materiais misturados. A temperatura do núcleo da terra é muito alta, cerca de 6 mil graus Celsius. Na parte mais externa, o material que forma o núcleo interno é sólido.

Placas Tectónicas
Uma placa tectónica é uma porção de litosfera limitada por zonas de convergência ou zonas de subducção e zonas conservativas.
- Zonas de subducção
Onde as placas se encontram e colidem, onde uma delas mergulha por debaixo da outra (sempre a mais densa) e regressa à astenosfera.
- Limites divergentes
Nesses limites é criada uma nova crosta oceânica a partir de magma vindo do manto, que causa o afastamento das placas tectônicas. São exemplos de formações de limites divergentes as cordilheiras submarinas meso-oceânicas.
Assinar:
Postagens (Atom)